sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ser. Mas... com a ajuda de quem?

Hoje expliquei ao meu psiquiatra que estava relativamente bem, mas que isso demandava de mim um mui considerável esforço, como se não fosse natural ser uma pessoa "mentalmente articulada".
Ele me disse o óbvio com uma certa... ênfase: mas não é o seu natural mesmo! Tem que fazer esforço. Você pode e deve estimular a parte frontal do seu cérebro com treino. O remédio te ajuda.

E aí lembrei das longas conversas com uma grande amiga sobre remédios e o quanto eles atuam na nossa maneira de ser, nossa personalidade.
Concordo que o conhecimento dos sintomas de um transtorno, vamos colocar aqui o tdah rs,  é muito importante! Nos ajuda e ajuda quem está a nossa volta a lidar melhor com as coisas.

Muitas pessoas, porém, separam categoricamente a pessoa do transtorno, seja ele qual for. Como se um não tivesse nada a ver com o outro.
O ponto é que: tomamos remédios e nos tornamos de fato diferentes. Ele modifica, até certo ponto nossa personalidade, quero dizer: a maneira como vemos e tratamos os outros e a nós mesmos. A maneira como enxergamos o mundo e nossa participação nele. Tudo fica diferente e as pessoas podem notar isso muito claramente. Digo por mim, que além das confusões tdahdianas ainda somo a depressão.
Quando se vê uma pessoa que mal sai da cama, que parece um fantasma pela casa, de repente organizar o próprio quarto, ter um trabalho e ser mais ativo, fica-se no mínimo um pouco surpreso. 
O medicamento correto é uma forma artificial de nos aproximar da “normalidade”, de nos permitir viver melhor, de diminuir nossa dor, de ser melhores. É um forte aliado.

Após me adaptar ao tratamento, eu me sentia eu mesma melhorada e as pessoas me viam outra pessoa.
Hoje penso: talvez os dois.
Eu não sou um transtorno e uma depressão. Mas minha química cerebral tornou possível que estes existissem em mim, fizessem parte de mim e que influenciassem grande parte do meu agir no mundo...
Tudo isso ao longo dos anos sem tratamento, moldaram grandes aspectos de minha personalidade.

É contra os aspectos negativos dessa personalidade que tenho e quero lutar. De certa forma, eu contra eu mesma.
Como prescreveu meu médico, estou aquecendo meu córtex-frontal, ele vai entrar no ring, botar ordem no barraco, gritar Ação!

(Meu córtex sozinho? HÁ! NEVER! Ele e meus Remedinhos. Pode ser?) :D


15 comentários:

  1. Que luta, minha amiga!
    Você disse tudo, nós contra nós mesmos.
    É um esforço diário pra nos mantermos equilibrados.
    Força, você vai conseguir!
    Um abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Pois é Alexandre. Bota esforço nisso!

    Mas NÃO nos pegarão sem luta! HAHAHAHHAH
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!!! Lembro-me da primeira vez que te visitei... há um tempo atras.... estava de noite, talvez tarde da noite, caia uma tempestade de ventos e raios na minha cidade. Eu me sentia livre, solta naquele vento feroz, conectada com a natureza e tambem com a minha propria natureza, tempestuosa, cheia de relampagos, raios, trovões, que iluminavam, invadiam e assustavam o ceu... sempre amei tempestades... talvez hj eu entenda que uma parte desta admiração que tenho pelas tempestade vem do fato de eu, por algum angulo, me sentir como uma tambem: ilumina, mas assusta os desavisados, hidrata e da vida a terra, mas inunda e afoga alguns... talvez o lance todo da nossa vida seja a intensidade. Tudo que é de mais acaba por desandar... hj entendo isso melhor e com o tratamento parece que sou bem mais capaz de encontrar uma ponte q me leve para territorios mais tranquilos, com menos intensidade... é como se eu tivesse encontrado o botao que regula minha intensidade no mundo e eu estou aprendendo a manusea-lo...
    Adicionei seu blog a minha lista ok?
    obrigada
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei isso q vc disse. eu me sinto exatamente da mesma forma. uma tempestade com cada característica que vc citou. meu blog http://muitamenteprapoucomundo.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Oi Marian!
    Lindo o que escreveu e completamente verdadeiro! Intensidade é a palavra. Uma grande amiga tdah sempre diz quando termina de gargalhar estrondosamente: "é que eu sou muito intensa!" hahahahha
    A busca pelo equilibrio, pra nós, acaba sendo uma grande aventura. rs
    Muito obrigada pelo comentário!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, seu blog me inscreveu a escrever. Comecei um blog, vixiesqueci.wordpress.com e te linkei la, parabéns pelo blog, muito bom.

    ResponderExcluir
  6. OLá!
    Que bom que começou um blog! Faz muito bem pra organizar nossas idéias e dar vazão ao universo q temos dentro da cabeça! Vou conferir com certeza!
    Obrigada pelas palavras!
    Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  7. ana, amei seu blog! vou vir sempre aqui... e te adicionei na minha lista. bjim

    http://muitamenteprapoucomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que bom que gostou daqui! Volte sempre! rs
    Gostei dos teus textos também. Incrível como existe identificação entre pessoas que, para a maioria, são estranhas... rs
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Ana , li seu texto e te falo uma coisa vc não está só , eu tb trato tdah com depressão , a depre eu trato a muito tempo para aliviar sintomas ,o tdah pouco tempo. Mas o que deu certo para minha química cerebral foi quando adcionou o remédio do tdah , talvez ele potencialize o outro , não sei,mas ele mudou a minha personalidade e o meu comportamento para melhor. Tirou aquele condicionamento de anos , sempre sentindo aquela dor emocional, esse medicamento é caro , mas ele vale cada centavo gasto. No começo da umas reações , irritabilidades, mas depois passa e fica tudo bem , como vc disse é uma forma artificial de nos tornarmos melhores ou ¨normais¨. Mas eu prefiro essa forma artificial do que a realidade que passei ,fica aqui meu relato o remédio ajuda muito, e o restante temos que ir melhorando nossos pontos fracos , fica uma sugestão ,coloca um post das tecnologia a nosso favor ,coisa assim para colocarmos idéias como agenda, aplicativos e tantas coisas que podem nos ajudar o dia dia. Bom beleza , falei demais , saí do tema , rsrsrs mas para tdah ...ta valendo..abs

    ResponderExcluir
  10. Oi Celso!
    Muito interessante seu comentário! Estou me tratando com um anti-depressivo que ao mesmo tempo é usado pra tratamento em tdahs (uma ritalina mais leve, a bupropiona). Me sinto um pouco melhor, mas ainda tenho um enorme e desgastante peso de concreto na minha cabeça confusa. rs Foi um bálsamo ler: "ele mudou a minha personalidade e o meu comportamento para melhor. Tirou aquele condicionamento de anos , sempre sentindo aquela dor emocional". Que medicamento está usando (se é que posso perguntar). Mês que vem volto no meu querido psiquiatra, quem sabe, né? rs
    Grande abraço e obrigadão pelo comentário!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,peguei a msg agora , eu não falei do medicamento pois tb não sabia se podia, tomei antidepressivo durante muitos anos anafranil, sertralina,fluoxetina,tomei bupropiona mas não gostei achei que acelerou demais fui até 150 mg, é ate engraçado essa combinação pois ia num psquiatra esse que me dava os antidepressivos a anos mas ele era contra Ritalina e a neurologista ela me receitava a Ritalina, fiquei com os dois, então eu tomava Ritalina + 10mg Exodus (Escitalopran) ,mas a Ritalina tinha que tomar de 3 em 3 horas , ai decidir pegar um de 12horas , Concerta mas não gostei do resultado , aí fui para o Vevanse 30mg e 10mg de Exodus , é uma dosagem pequena e o médico aumentou para 50mgVevanse ,o que eu gostei foi a liberação do medicamento é bem lenta, diferente do Concerta e da Ritalina (para meu organismo) que subiam que nem um foguete ,esse último médico agora que receita os dois juntos rsrsr falou que ele é muito bom para ansiedade e resolveu de 10mg para 15mg exodus ,o que eu percebi é que os estimulantes são bons mas causam irritabilidade e um aumento da ansiedade, e o papel do antidepressivo fica em melhorar o humor e abaixar a ansiedade, essa combinação funcionou , e tb tomo 2 capsulas de óleo de peixe,introduzi linhaça tb ,coloco no iogurte 2 colheres e tomo, devido ao omega 3 , nos EUA eles tomam muito omega 3 , tinha que fazer exercícios físicos mais acho um saco , minha mulher tem stúdio de Pilates e eu não vou rsrsrsr. Então Ana é isso que eu tomo que resolveu no meu caso, agora o médico quer que eu acrescente a Terapia Comportamental ,mais te falo que 80% eu to bom , o que falta agora é lidar com os pontos fracos que durante anos mantive um condicionamento que não foi legal , procastinar demais,falta de organização,aumentar a estima pois durante anos sem tratamento certo vc se acha um errado ,mas te falo uma coisa até agora eu tava com meu motorzinho 50cc e a turma de 1.6 , só que eu turbinei o bixinho para 300cc ..ai ninguém me pega .rsrsrs. Pois somos pessoas criativas...que sobrevivemos até aqui para contar nossas histórias ...com motor novo então vamos muito longe......Valeu!!!!

      Excluir
    2. Eis aí a prova de nossas sagas!!! hahahaha
      Celso, muuuito obrigada! Deu ânimo pra mim viu! Mesmo!
      Vou investigar com meu médico esse negócio do equilibrio, pq ansiedade me mata tb e bupropiona não tá segurando muito não. rs
      Grande abraço amigo! E valeu pelas informações!

      Excluir
  11. Beleza Ana,se precisar entre em contato. Um abraço e boa sorte!!

    ResponderExcluir